Kimono - Significado, Diferenças e Como Usar

18:00


  Com certeza vestimentas tradicionais de qualquer país possuem alguma história e significados importantes. Todas são muito interessantes e curiosas, mas as que irei abordar hoje no blog são as do Japão que me fascinam e encantam.


  Os famosos kimonos japoneses possuem muitas peculiaridades e simbologia. Para nós os ocidentais não vemos muita diferença porém existem e são muito legais.

  Em primeiro lugar a palavra kimono significa roupa. Qualquer roupa você diz que é kimono, uma camisa é kimono, uma calça, uma blusa... mas muitos lembram de kimono como qualquer vestimenta tradicional japonesa.

  Cada "kimono" tem um significado e uma ocasião para ser usado. Desde suas texturas, recortes, cores e amarrações.


Furisode: São para mulheres solteiras, as mangas são bem longas e as estampas muito coloridas e chamativas feito em tecidos finos e elegantes. É bastante usado na cerimonia da maioridade (Seijin no Hi) quando as japonesas completam 20 anos.

Resultado de imagem para furisode

Resultado de imagem para furisode

Tomesode: São para mulheres casadas e possuem mangas curtas com cores mais suaves e estampa nas mangas e abaixo da cintura. Há também brasões da família bordados nas costas ou no peito.

Imagem relacionada

 Yukata: Quem assiste animes conhece este. Usado para festivais tradicionais e feito de algodão. Com mangas curtas, coloridos e bem mais simples do que o furisode e tomosode. Para festivais com fogos de artifício são bem comuns porém hoje em dia são mais as meninas que usam do que os meninos.

Resultado de imagem para yukata

Imagem relacionada

Uchikake: Este é o kimono para noivas com tecidos nobres e brocado. Muito colorido e é necessário que arraste bastante no chão.


Susohiki: Usado pelas gueixas, bastante comprido e possui um formato mais justo parecendo fazer uma cauda de sereia.

Resultado de imagem para susohiki tumblr

Iromuji: Discreto sem estampa mas possui o obi(cinto) brocado. Usado na cerimônia do chá.


Resultado de imagem para iromuji kimono

  Para amarrar o kimono no corpo é preciso da ajuda de mais uma pessoa pois é um traje muitas vezes pesado e requer um tipo específico de amarração para cada um.

  Os homens também usam kimono, apesar da influencia ocidental muitos deixaram o kimono de lado, mas ainda sim é uma tradição que vai ser levada por anos.

Hakama: Calça com muitas pregas e bem larga, geralmente com tecido liso ou listrado.

Haori: Um casaco de cor escura liso usado sobre o kimono.

Imagem relacionada

Happi: Uniforme usado por comerciantes em festivais ou no próprio estabelecimento.

Imagem relacionada

  A influência japonesa está ficando cada vez mais forte nos países ocidentais, principalmente por causa dos jogos olímpicos de 2020 mas a maioria das tendências usadas hoje por nós são japonesas. Os que mais inspiram essas tendências são as tribos urbanas japonesas que são bem excêntricas (ex: nail art, meias-calça coloridas, acessórios de maquiagem temáticos, tiara de orelhinhas, sapatos tratorados, bolsas de bichinhos).




  Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e siga por e-mail na barra lateral direita na caixa Seguidores ou receba o conteúdo por e-mail se cadastrando, assim você nunca perderá nenhum conteúdo! E me ajuda muito :D  

  E você sabia de todas essas curiosidades do sol nascente? Me conte nos comentários, fiquem com Deus e grande abraço.

Me acompanhe nas redes sociais:


You Might Also Like

6 comentários

  1. Uawww, que aula, eu também sou apaixonada pela cultura japonesa, eu conhecia só alguns da lista, e adorei saber mais sobre o assunto.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha obrigada >< eu amo muito também, quero um yukata e um furisode *ww*

      Excluir
  2. Noooossa, nunca que eu ia saber que kimono é qualquer roupa. Também não tinha parado para reparar que possui um leque de diferentes tipos. Adorei saber sobre, é algo bem incomum e a cultura japonesa é tão rica que é sempre bom saber mais um pouquinho sobre.

    Beijo,
    Larissa <3

    madamepoison.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha sim nós ocidentais não sabemos disso, quando entrei para esse universo eu fiquei surpresa também XD Que bom fico muito feliz, a cultura japonesa (entre outras também) é cheia de peculiaridades!

      Beijos, volte sempre :3

      Excluir
  3. Não sabia dessas diferenças! os jogos de 2018 é na Coreia do Sul né? ♥ Muito amor pela Coréia!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2018 são jogos olímpicos de inverno da Coréia do Sul sim e de 2020 serão os jogos olímpicos oficial no Japão (confundi no post os dois kkk mas já atualizei) Eu amo a Coréia assim que eu aprender japonês quero fazer coreano :3

      Excluir

Luto Contra o Tráfico de Pessoas

Luto Contra o Tráfico de Pessoas

Valorizo a vida