Alta Costura x Prêt-a-Porter x Moulage

15:56


  Olá leitores, tudo bem? Hoje vou explicar alguns tipos de costuras e quais são suas diferenças e um pouco de sua história. Acho que vai ser uma matéria bem legal pra quem está começando neste ramo e para quem está iniciando seus estudos no mundo da moda. Vamos começar!!

  Alta Costura

  Teve origem na França usado pela primeira vez por Charles Frederick Worth que fez seu primeiro desfile de moda em 1858. Existem somente na França, onde tem a Câmara de Alta Costura que estabelece vários critérios para que uma marca ser considerada Maison de Haute Costure. Essa Câmara existe desde 1868 por uma associação de artesãos.

  Na segunda guerra mundial, Hitler queria que a alta costura migrasse para a Alemanha, então criou-se várias técnicas e exigências para preservar a alta costura. Na época, não bastasse fazer roupas sob medida e ter a marca/empresa em Paris, o ateliê era obrigatório estar localizado no Triângulo de Ouro ( as três avenidas mais luxuosas de Paris) ter prédio próprio com 20 funcionários no ateliê e 50 looks por temporada... e durou isso até 2001.

  O que tem na alta costura? As melhores técnicas de corte e costura, peças feitas sob medida, costuras à mão, moulage, bordados finos e tecidos nobres, e todos os modelos são exclusivos!! Um vestido leva 3 meses para ser confeccionado, e hoje existem apenas 34 grifes que fazem parte da casa que são: Chanel, Cristian Dior, Cristian Lacroix, Jean Paul Gautier e Givenchy.

Chanel

  Prêt-a-Porter  

  Significa pronto pra vestir surgiu no fim da segunda guerra mundial, em que a moda tornou-se industrializada e começou a decadência da alta costura. O prêt-a-porter revolucionou a produção industrial, possibilitando criar roupas em grande escala, com praticidade e qualidade, porém sem exclusividade.
  

  Moulage

  É a modelagem feita no manequim, dando noção de 360°, altura, largura e mais precisão. Digamos que fica mais fácil de entender como que faria a modelagem plana e seu resultado final no corpo. O tecido usado para modelar no manequim tem que ser o mais parecido com o tecido que será usado na peça que será confeccionada. É necessário que o manequim seja revestido de tecido para que se possa prender o tecido usado com alfinetes e fazer marcações com giz.



  Em relação a alta costura, já sabem que se não existe fora da França então qualquer outro lugar que diga que é um ateliê de alta costura está errado! É chamado de prêt-a-porter de luxo, roupa sob medida de luxo, costura de alta moda, mas nunca alta costura. As roupas que eu e a mamis fazemos é costura de alta moda, fazemos várias provas, testes, sob medida, algumas técnicas... mas somos alta moda!! Quem sabe um dia eu e a mamãe não teremos o privilégio de visitar Paris e ir nas Câmaras de Alta Costura fuxiricar e aprender algo... ainda bem que sonhar não paga kkkkk 

  Espero que tenham gostado pessoal, fiquem com Deus e até o próximo post :)

You Might Also Like

0 comentários